terça-feira, 10 de março de 2009
Newton (Apple) - Primeiro PDA.
Alpha (DEC) - Primeiro computador pessoal de 64 bits.
RS6000 (IBM) - Primeira máquina superescalar.
SPARC (SUN) - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC.
1987 - processador SPARC vem sendo usado desde 1987, quando a Sun introduziu a quarta geração de suas máquinas – conhecidas como Sun4.
Algumas das UltraSPARC mais antigas, como os modelos Ultra 1, Ultra 1e e Ultra 2, usavam o SBus para a instalação de placas de expansão, módulos de memória proprietários da Sun e discos SCA. A Sun manteve essa tecnologia para a maioria dos servidores, com as novas máquinas de alto desempenho usando tecnologias de ponta como o FibreChannel e a possibilidade de conectar e desconectar placas PCI sem desligar o computador. No mercado de estações de trabalho, entretanto, a Sun adotou a arquitetura PC.
Amiga - Computador projetado para competir com os computadores ATARI.
1985 - O Amiga foi uma família de computadores pessoais originalmente produzida pela empresa canandense Commodore, bastante popular na década de 1980 e na década de 1990. Atualmente vem sendo produzido por outras empresas.
Estas máquinas destacaram-se pela excelência de seu Sistema Operativo e para a aptidão de funções Multimídia. Em Portugal o Amiga foi um dos microcomputadores mais vendidos nas décadas de 1980 e 1990. No Brasil, chegou a ser vendido oficialmente após o fim da lei de reserva de informática.
Atari ST - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão.
Lisa (Apple) - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface).
1983 - O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh.
A origem do nome Lisa é um mistério. Alguns pensam que é o acrônimo de Local Integrated Software Architecture, outros dizem que vem do nome da filha de Jobs, e que o acrônimo foi inventado mais tarde para combinar com o nome.
O Lisa foi lançado em 19 de janeiro de 1983 a um preço de US$ 9995. Utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25" de 871 KB. Seu sistema operacional era o Lisa OS, que já era multitarefa não-preemptivo (cooperativo), função extremamente avançada para a época. Essa função era, em parte, responsável pela lentidão do processamento.
Osborne 1 - Primeiro computador portátil.
Um dos motivos do grande sucesso do Osborne foi o fato dele ser o primeiro computador a vir já com software instalado: o processador de texto WordStar, a planilha SuperCalc, linguagem de programação BASIC e o sistema operacional CP/M, entre outros, que juntos perfaziam um total de quase US$ 2.000,00 de software - mais do que o próprio preço do computador.
O computador rodava a 4 Mhz e tinha 64 kB, padrão para os computadores da época. O que não era padrão era o pequenino monitor monocromático, de apenas 5 polegadas.
IBM PC - Deu início à era moderna do computador pessoal.
1981 - O IBM PC™ (Personal Computer ou Computador Pessoal), foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de 12 engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.
A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.
VAX - Primeiro superminicomputador de 32 bits.
1978 - VAX é uma arquitectura de computadores de 32 bits que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada). Foi desenvolvido em meados dos anos 70 do séc. XX pela Digital Equipment Corporation (DEC). A DEC foi posteriormente adquirida pela Compaq que, por sua vez, foi comprada pela Hewlett-Packard.
O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitectura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera (queue) e a avaliação polinomial.
Cray-1 - Primeiro supercomputador vetorial.
1974 - Cada Cray 1 demorava meses a construir. Os milhares de placas e fios tinham de estar cuidadosamente colocados. Era uma máquina feita manualmente, trabalho artesanal de qualidade superior. Ao abrir a máquina julgamos que os fios são uma grande confusão, mas na realidade cada um deles tem um comprimento correcto e preciso. O Cray 1 possuía uma forma em C, o que reduzia o comprimento dos fios e assim o tempo que os sinais necessitavam para viajar de um local para outro.
Altair - Primeiro computador de 8 bits de uso geral.
1975 - O MITS Altair 8800 é um computador pessoal projetado em 1975, baseado na CPU Intel 8080.
Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.
PDP-11 - Dominou os mincomputadores na década de 70.
1970 - PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. (DEC), nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema — processador, memória RAM e periféricos — a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.
segunda-feira, 9 de março de 2009
PDP-8 (DEC) - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos).
Famoso MiniComputador da extinta Digital (DEC), O PDP-8 foi um sucesso de vendas a partir de seu lançamento em 1964. Ele era uma “pequena” máquina de 12 bits (a maioria de nossos PCs de hoje são de 32 Bits ou 64 Bits), custando a bagatela de USD16.000,00. O PDP-8 era “pequeno o suficiente para ser colocado na mesa” (mais ou menos o tamanho de um frigobar) e simples o suficiente para ser utilizado por várias pessoas, vendeu grandes quantidades na sua época, em vários nichos de mercado: laboratórios, estradas de ferro e vários tipos de indústrias. O PDP-8 foi importante na sua época pois foi o primeiro computador a ser comprados por usuários finais e como alternativa para vários sistemas em data centers. Ele tinha em sua configuração original 6 Kb de memória (é isso mesmo, 6Kb!!!) expansíveis até “maravilhosos” 32 Kb, que eram controlados com hardware adicional. Inicialmente o PDP-8 tinha 8 instruções e 2 registradores, versões posteriores.
6600 CDC - Primeiro supercomputador científico.
360 (IBM) - Primeira linha de produto projetada como uma família.
O 360 incluía um processador central e muitos periféricos, determinando várias opções de expansão. Ou seja, o 360 foi o primeiro a apresentar o conceito de modularidade: o comprador poderia adquirir diferentes módulos, conforme suas necessidades. Essa flexibilidade permitiu que várias empresas comprassem seu primeiro computador.
O modelo mais barato do 360 possuía 8 bits e um endereçamento de memória baseado em bytes. Seu processamento era feito por um conjunto de transistores, que já caminhava para um chip. Realizava mais de 2 milhões de operações por segundo e cerca de 500 mil multiplicações. Esse fato tornou seus antecessores obsoletos.
B5000 - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível.
7094 (IBM) - Dominou a computação científica no início da década de 60
1962 - Caracterizada pelo surgimento dos transistores, componentes eletrônicos feitos de material semicondutores, como silício e germânio.
Vantagens:
- Redução do tamanho
- Diminuição no consumo de energia elétrica
- Concepção de máquinas mais poderosas e velozes
- Significativo barateamento na produção
1401 - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade.
PDP-1 - Primeiro minicomputador (50 vendidos).
IAS - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto.
WhirlWind I - Primeiro computador de tempo real.
EDSAC - Primeiro computador com programa armazenado.
ENIAC - A história moderna dos computadores começa aqui.
John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo.
Mark 1 - Primeiro computador norte-americano de uso geral.
COLOSSUS - Primeiro computador eletrônico.
Z1 - Primeira máquina de calcular com relês.
A Máquina foi basicamente uma 22-bit ponto flutuante, e com alguma lógica de controle tomando-a capaz de operações mais complexas, tais como multiplicação e divisão.